Secretaria de Saúde promove Dia D da Campanha Outubro Rosa

Conhecido como Outubro Rosa, o movimento popular é internacionalmente conhecido pelo laço cor de rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento promove ações como palestras, mutirões de exames, distribuição de material informativo e orientações. Todas com o objetivo de alertar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, tratamento, reabilitação e apoio psicossocial, bem como ressaltar a relevância dos exames especializados e sensibilizar a população para contribuir com a erradicação do câncer de mama como uma doença que ameaça a vida.

Tendo como foco principal a prevenção foi realizado na noite da ultima terça-feira (14/10/2014) palestra com a Dra. Mara T. Kurtz Gritti, especialista em Mastologia e Reconstituição Mamária. Segundo a palestrante durante muito tempo, as campanhas de conscientização para o câncer de mama divulgaram a ideia de que o autoexame das mamas, baseado na palpação, era a melhor forma para detectá-lo precocemente. Mas o tempo passou, a medicina evoluiu e as recomendações mudaram.

O autoexame continua sendo importante – mas de forma secundária. Quando o tumor atinge o tamanho suficiente para ser palpado, já não está mais no estágio inicial, e as chances de cura não são máximas.

Infelizmente, ainda há muita desinformação no Brasil. Uma pesquisa realizada em 2008 pelo Datafolha a pedido da FEMAMA revelou que para 82% das mulheres o autoexame é a principal forma de diagnóstico precoce. Apenas 35% apontaram a mamografia.

A incidência do câncer de mama vem crescendo no mundo todo, mas, quando se trata do número de mortes causadas pela doença, as tendências variam. Em países desenvolvidos, a mortalidade vem caindo lentamente, ao passo que nos países em desenvolvimento, como o Brasil, registra-se um gradativo aumento.

Pelo menos parte dessa diferença se deve ao diagnóstico precoce, ainda precário no nosso país. Entre 1999 e 2003, quase metade dos casos de câncer de mama foram diagnosticados em estágios avançados, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Especialistas estimam que mortalidade por câncer de mama em mulheres entre 50 e 69 anos poderia ser reduzida em um terço se todas as brasileiras fossem submetidas à mamografia uma vez por ano.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a presença de todas as mulheres e convida para no dia 31 estarem participando da 2ª Caminhada do Outubro Rosa, a realizar na parte da tarde.