Município de Galvão investe em melhoramento genético

Tendo em vista a forte crise que assola a agricultura e pecuária, que tem trazido grandes dificuldades aos produtores para se manter nessas atividades.Uma destas que hoje pode ser considerada rentável é a pecuária leiteira, que apesar das oscilações de mercado nos últimos 15 anos, teve uma melhor rentabilidade sobre outras. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Lagoa da Serra, a maior empresa de inseminação artificial de bovinos da América Latina, está desenvolvendo um projeto de melhoramento genético do rebanho leiteiro do município de Galvão.          Este melhoramento ocorre através do acasalamento dirigido, que visa corrigir eventuais defeitos genéticos que o animal possui, fazendo com que as bezerras sejam melhores que as mães.

Este trabalho visa transformar o rebanho do município em vacas com estatura mediana, com ótimos aprumos, bons úberes, muita produção de leite, mas acima de tudo, que sejam animais duráveis, com boa sanidade e alta fertilidade. Neste sentido, o Secretário de Agricultura o Sr. Altuis Cezar Rebelato, destaca que foram investidos neste último semestre R$ 40.000,00 de recursos do Fundo Municipal de Agricultura (FUNAGRO) e mais R$ 20.000,00 através do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), contemplando 33 agricultores.

A secretaria de agricultura está disponibilizando para todos produtores interessados do município este serviço, sendo os responsáveis pelo acasalamento o zootecnista e o técnico da Lagoa da Serra, respectivamente João Gusmão de Souza e Vianei Woloszyn, e o técnico do município, André Diesel e o médico veterinário Diego Torres Severo.