Prefeito de Galvão assina convênio para transporte escolar e termo de cooperação tecnica com o PAR/MEC.

PREFEITO DE GALVÃO ASSINA CONVÊNIO PARA TRANSPORTE ESCOLAR E TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O PAR/MEC.

O prefeito municipal de Galvão, Senhor Luís Fernando Didoné, assinou nesta segunda – feira (19/05), em Brasília, durante as comemorações pelo primeiro ano do Programa de Desenvolvimento da Educação, convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que habilitam o município a receber recursos para implantação dos Programas Caminho da Escola, para o transporte para o transporte de estudantes e firmou ainda um termo de cooperação técnica para elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) que enseja participação no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O presidente Lula que participou do evento voltou a criticar os senadores, que votaram contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF).

"Quando tiver essas creches (referindo-se a creches previstas no PDE), a primeira que começar a funcionar, a gente vai pegar os ministros da área econômica, os senadores que votaram contra a CPMF e a gente vai levá-los e eles vão perceber que é preciso mais dinheiro, vão perceber o que poderíamos fazer com R$ 40 bilhões a mais por ano no orçamento" disse o presidente Lula.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou  que não há outro caminho para atingir as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) senão pela transparência, responsabilização dos agentes públicos e intensa mobilização da sociedade. A declaração foi feita no Encontro dos Prefeitos, que vieram a Brasília celebrar o primeiro ano do plano e firmar convênios com o MEC. “O dia de hoje simboliza esse caminho, com alinhamento das ações da União, dos estados e dos municípios”, disse.

Dos 5.563 municípios brasileiros, apenas 118 ainda não aderiram ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação. “Vamos buscar esses prefeitos em casa se for preciso”, disse o ministro, relembrando a Caravana da Educação, que visitou todos os estados brasileiros para garantir que governadores e prefeitos fizessem a adesão. A idéia da visita surgiu após a divulgação do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2005, quando os dirigentes do MEC perceberam que os municípios com os mais baixos indicadores eram os que menos buscavam apoio do ministério.