Vacina é única proteção contra paralisia infantil.

Vacina é única proteção contra paralisia infantil; campanha será no sábado

No próximo sábado (14), toda criança com menos de 5 anos deve ser vacinada contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil. A vacina, chamada Sabin, é aplicada em gotas.

No município de Galvão o posto de saúde, funcionará das 8h às 17h para a vacinação.

A doença é mais comum em crianças –daí ser conhecida como paralisia infantil–, mas também pode atingir adultos. Mas eles não precisam ser vacinados, porque são protegidos pela eliminação do vírus entre as crianças. As pessoas vacinadas também eliminam, pelas fezes, substâncias capazes de imunizar quem não se vacinou.

Repetição da dose

Mesmo as crianças que estão com a vacinação em dia e já tomaram alguma ou todas as doses da vacina contra poliomielite devem ir ao posto no próximo sábado, caso ainda não tenham completado cinco anos de idade. Isso porque a vacina adicional não prejudica o organismo e ajuda a proteger quem não se vacinou. Por meio das fezes, a pessoa vacinada elimina os vírus atenuados contidos na dose recebida. Ao atingirem quem não se vacinou, esses micróbios oferecem proteção contra a doença. Outras vacinas que estejam atrasadas também estarão disponíveis no próximo sábado.

O calendário normal de vacinação prevê que toda criança tome três doses –aos dois, quatro e seis meses– e dois reforços da vacina –com 1 ano e 3 meses e entre quatro e seis anos de idade.

No dia 9 de agosto será promovida uma nova campanha nacional de vacinação contra a pólio, da qual também deve participar toda criança com menos de cinco anos.