Galvão acende a Chama Crioula e dá início a comemoração da Semana Farroupilha

SEMANA FARROUPILHA

 

       Setembro tem uma grande importância para os gaúchos: 20 de setembro é a data máxima do povo gaúcho, quando é reverenciada a Revolução Farroupilha.

       A Associação Amigos da Tradição, Cabanha El Guitarrero e o CTG Rincão da Saudade de Galvão acenderam a Chama Crioula nesta semana, dando continuidade às comemorações da Semana Farroupilha que se estenderão até o domingo, dia 20.

       A história das comemorações da semana farroupilha teve seu inicio no Sul no ano de 1947, a partir da criação do Departamento Tradicionalista, organizado por estudantes da famosa Escola Pública Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, liderado por João Carlos Paixão Cortes.

       No começo desta semana, são ergidas barracas e galpões que levam o nome de Ronda Crioula, este nome foi buscado na campanha, onde, quando se cuida do gado nas tropeadas, os gaúchos ficam sempre em redor deles, cantarolando, assobiando, tocando violão, que assim faziam para acalmar os bois. Um fogo, aceso a certa distância do gado, fica, igualmente rodeados de gaúchos que esperam para fazer a sua ronda, ou seja, vão substituir os companheir os que estão observando o gado.

       Completando 54 anos, desde 1947 a Ronda Crioula reúne integrantes de CTGs – Centros de Tradições Gaúchas, piquetes e milhares de pessoas, que visitam e celebram a data, ao redor do fogo de chão, com churrasco e chimarrão, poesia, música e dança, relembrando a história e contando causos.

       Como ponto máximo, encerrando as comemorações, os desfiles a cavalo ou em charretes reúnem-se milhares de gaúchos, trajando as vestimentas típicas – os homens: bombachas, botas, lenços e chapéus de aba larga; as mulheres: vestidos de prenda, rodados e coloridos, e com belas flores nos cabelos. Em clima de união, de clamor cívico e consciência viva, os gaúchos dão uma profunda demonstração de igualdade, integração do campo e da cidade e de respeito a sua história, reverenciando seus antecedentes, unindo gerações e etnias.

       È importante neste momento relembrar o que foi a Revolução Farroupilha, que iniciada em 20 de setembro de 1835, e que durou cerca de 10 anos, envolveu sucessivos combates. Segundo os historiadores, cerca de 20 mil homens e mulheres em luta, resultando na morte heróica de aproximadamente 3.500 pessoas, em sua maioria

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 19/09/2009 – Local:Ao lado do Centro Cultural

      18h30min. Chegada dos Tropeiros com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

        

Dia 20/09/2009 – Local:Ao lado do Centro Cultural

        06h. Alvorada Campeira;

        14h. Início da 1ª Mateada Farroupilha com apresentações artísticas, culturais e Tertúlia Folclorica. (demonstração de como ferrar um cavalo);

        16h. Prosa de Galpão;

        18h. Oração da Ave Maria;

        19h30min. Encerramento.