Atividades Realizadas no Primeiro Trimestre da "Casa Familiar Rural"

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2009 

 A Casa Familiar Rural é uma instituição voltada à agricultura e sendo assim o objetivo é oferecer uma educação voltada aos filhos e filhas de agricultores do nosso município e municípios da região. Tem como metodologia de ensino a Pedagogia da Alternância, onde o jovem freqüenta uma semana á Casa Familiar Rural e permanecem duas semanas na propriedade desenvolvendo trabalhos e atividades na prática. Dessa maneira o jovem não perde o vinculo com a família, desenvolvendo um trabalho com intuito de que o jovem agricultor possa garantir sua permanência no meio rural proporcionando o seu desenvolvimento sustentável local e regional.Por ser uma instituição filantrópica, é regida por uma Associação, com estatuto próprio e mantida através de convênios firmados pelos três municípios: Galvão, Coronel Martins e Jupiá. E incentivando a participação de demais municípios da região, como São Domingos e Novo Horizonte. Também possui um convênio com o Estado de Santa Catarina através do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) mantendo o quadro funcional de professores e a certificação do ensino fundamental aos jovens. 

INÍCIO DO ANO LETIVO 

O ano letivo da Casa Familiar Rural iniciou-se no dia 09/02/2009 tendo como objetivo o trabalho interno com os professores e iniciou as aulas com a turma do 2º ano no dia 16/02/2009, nesta turma temos 08 jovens dos municípios de Galvão. No 3º ano temos 6 jovens, sendo 4 de Galvão e 2 de Jupia e o 1º ano temos 19 alunos, sendo 06 de Galvão, 03 de Coronel Martins, 09 de Novo Horizonte e 01 de São Domingos. As turmas freqüentam quatorze alternâncias por ano. Nessas alternâncias são desenvolvidas atividades semanais, as quais fazem parte da pedagogia adotada pela Casa Familiar Rural, como:

ü      Recepção dos jovens;

ü      Contato individual;

ü      Colocação em comum;

ü      Aulas teóricas de todas as disciplinas;

ü      Visita de Estudo;

ü      Aulas com profissionais na área agrícola;

ü      Aulas práticas (técnica)

ü      Palestra (agrônomo, enfermeira, dentista, psicóloga, nutricionista);

ü      Lazer (jogo no ginásio em Galvão e Coronel Martins);

 ü      Plano de estudo;

ü      Planejamento dos professores;

ü      Avaliação da semana.

 ASSEMBLÉIA DE PAIS

 A Casa Familiar Rural realizou a Assembléia de Pais no dia 20/03/2009 com o objetivo de integrar as famílias dos jovens no dia-a-dia da Casa Familiar Rural e apresentar o plano de trabalho para 2009 e como de pratica foi apresentado o quadro de profissionais que atuarão nesta instituição no ano de 2009.Participaram desta assembléia funcionários da Casa Familiar Rural, os professores, monitores, membros da associação, representantes das administrações e pais dos jovens do 1º, 2º e 3º ano.  

REUNIÕES: 

REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE TODAS AS CASAS FAMILIARES RURAIS DO OESTE CATARINENSE;Reuniram-se no dia 27 de fevereiro de 2009 nas dependências da Casa Familiar Rural de Maravilha, representantes da ARCAFAR-SUL, ARCAFAR-SANTA CATARINA; e professores, monitores e conselheiros de todas as Casas Familiares Rurais do oeste catarinense. No presente evento foi debatido sobre emendas parlamentares ganhas para serem aplicadas com formação dos monitores, jovens e famílias que fazem parte da Casa Familiar Rural. Também foi debatido sobre as dificuldades das entidades em renovar convênios com seus parceiros, a falta de profissionais na área técnica, ATER e demais assuntos.  

REUNIÃO COM MEMBROS DO CONSELHO, REPRESENTANTES DO CEJA, PROFESSORES E MONITORES;

No dia 05 de março de 2009, reuniram-se nas dependências da Casa Familiar Rural professores, monitores, membros do conselho da entidade e representantes do CEJA, com o objetivo de debater o andamento e funcionamento da Casa Familiar Rural para o ano de 2009.  

REUNIÃO COM MEMBROS DO CONSELHO, REPRESENTANTES DO ARCAFAR-SUL, PROFESSORES E MONITORES;

No dia 19 de março de 2009, reuniram-se nas dependências da Casa Familiar Rural professores, monitores, membros do conselho da entidade e representantes do ARCAFAR-SUL, com o objetivo de socializar a situação das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil, também debater a situação atual da entidade, bem como as dificuldades encontrada pela mesma no início do ano letivo de 2009. Foi debatido a possibilidade da implantação do Ensino Médio Profissionalizante com formação em “Gestão da Propriedade Rural”.  

REUNIÃO COM PREFEITOS

Realizou-se no dia 15 de abril de 2009 uma importante reunião com os prefeitos: Atidor Gonçalves Da Rocha, Darci Cabral de Medeiros e representante do prefeito de Jupia. O objetivo desta reunião foi explanar sobre o andamento da Casa Familiar Rural neste primeiro trimestre de 2009 e sobre a possibilidade da implantação do Ensino Médio Profissionalizante com formação em “Gestão da Propriedade Rural”, onde os administradores aproveitaram para expor suas opiniões sobre a viabilidade e necessidade desta implantação, pois proporcionará aos jovens do campo a formação continuada, porem, com uma formação técnica na área agrícola.

 REUNIÃO COM VEREADORES DO MUNICÍPIO DE CORONEL MARTINS 

            No dia 28 de abril de 2009, a associação e a equipe da Casa Familiar Rural esteve em reunião com os vereadores do município de Coronel Martins com o objetivo de esclarecer e debater sobre a parceria (convênio) para o ano letivo de 2009.   

PARTICIPAÇÃO DE CURSOS E SEMINÁRIOS: 

SEMINÁRIO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E LEGISLAÇÃO AMBIENTALNo dia 03 de abril de 2009 realizou-se nas dependências do pavilhão comunitário de São Domingos, um importante Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável e Legislação Ambiental, tendo participantes dos sindicatos, vereadores, prefeitos, professores, alunos, representantes das EPAGRI, o Deputado Federal Dirceu Dresh e os profissionais da Casa Familiar Rural. Este encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre a nova Legislação Ambiental de Santa Catarina.  

PARTICIPAÇAO EM FEIRAS (FEXPOCEL) 

A Casa Familiar Rural esteve presente na terceira FEXPOCEL, realizada entre os dias 27 e 29 de março de 2009. O objetivo dessa participação foi mostrar o trabalho realizado pela entidade, trabalhos realizados pelos jovens e resultados alcançados nas propriedades dos mesmos.  

 ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA AS FAMILIAS      

       Realizou-se no dia 20 de abril de 2009 o primeiro Encontro de Formação das Famílias, edição 2009. No presente evento, tivemos como palestrantes:– Padre Luiz Roberto – Paróquia de Galvão: com o tema RELACIONAMENTO FAMILIAR;– Professor João Patinho – membro da GERED: como tema FAMÍLIA E ESCOLA;– Sr Enedir – técnico do SEBRAI: com o tema GESTÃO DA PROPRIEDADE RURAL.            Este encontro tem como objetivo proporcionar uma formação para os pais, mas também proporcionar debates, levantar experiências e angustias dos mesmos, para então encontrar novos caminhos para um melhor relacionamento entre ESCOLA-JOVEM-FAMÍLIA.  

JANTAR DA MORANGA     

            No dia 24 de abril de 2009, foi realizado o tradicional Jantar da Moranga, na sua décima edição. Este foi realizado no pavilhão Comunitário de Galvão, com a seguinte programação: – Jantar: com os seguintes pratos: Bisgão, cochinha, maionese, lasanha, pizza, pão, cuca, nhoque, pudim, moranga assada e salada verde.– Desfile: com a participação das seguinte meninas:     * Edna Becker: a qual ficou 2ª Princesa    *Elizandra da Cruz, a qual ficou 1ª Princesa    *Ana Cristina Pires da Silva, a qual ficou Rainha – Som ao vivo, com os meninos: Wagner e Wilhan da Silva            Esse evento surgiu a partir de que a Casa Familiar Rural é uma instituição voltada à agricultura, e sendo assim, o objetivo é valorizar os produtos coloniais. Assim, promover um jantar a base de moranga, exemplificando as varias alternativas para o consumo da família ou uma nova fonte de renda que podemos ter com os produtos que são produzidos em nossas próprias propriedades e que também são ricas fontes de nutrientes.            No presente evento, estiveram presentes os prefeitos municipais de Galvão e Coronel Martins, representantes do CEJA, representantes das entidades parceiras, pais, alunos, professores e a população em geral. 

 TRABALHOS PEDAGÓGICOS DESENVOLVIDOS NA CASA FAMILIAR RURAL         

    Durante a semana em que os jovens permanecem na Casa Familiar Rural, os professores e monitores desenvolvem juntamente com os jovens a parte teórica da formação. Esta é dividida entre aulas da grade curricular (Matemática, Português,…) totalizando 10 disciplinas curriculares, aulas técnicas e aulas práticas. Neste primeiro trimestre, foram realizadas aulas deste porte, tais quais:        Aula sobre culturas de nossa região Aula da disciplina de Ciências sobre Higiene dos Equipamentos de Ordenha Aula de Geografia sobre Ação do Ser Humana                 Aula de Artes sobre Reciclagem                   no Meio Ambiente         Organização da horta                                                               Embelezamento              Aula prática sobre formas de armazenar produtos e agregação de valor Aula prática de Matemática sobre perdas na colheita.

  VISITAS DE ESTUDOS   

          Durante a semana que o jovem permanece na Casa Familiar Rural é realizado uma Visita de Estudo, que tem como objetivo proporcionar aos jovens exemplos, experiências de vida, o que traga um maior entendimento sobre o tema estudado. Visita a TRILHA ECOLÓGICA com acompanhamento dos profissionais da Micro Bacias  Propriedade do Sr Neri Sivieiro – sobre Cultura do Feijão ropriedade do Sr José Sprecigo – sobre Alternativas de Produção  Propriedade do Sr Irineo Sávio – sobre Divisão dos Trabalhos na Propriedade  Propriedade do Sr Alceu Gusthmann – sobre Organização da Propriedade.

  VISITAS REALIZADAS NAS PROPRIEDADES DOS JOVENS   

          Após o período de uma semana na Casa Familiar Rural, os jovens permanecem duas semanas na propriedade. Durante este período, professores e monitores realizam visitas nessas propriedades, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das atividades práticas e dialogar com as famílias. Também é dado acompanhamento aos jovens já formados com visitas regulares dos técnicos da instituição. Acompanhamos com fotos algumas propriedades que receberam essas visitas durante o primeiro trimestre de 2009:  Jovens da comunidade da Plataneia – Novo Horizonte     Família Tomazelli e Família Ribeiro – Coronel Martins  Família do jovem Cleimar Crestani – Galvão    Família do jovem Jéferson Gonsalves – Galvão            Família Tichz             e                  Família Santos – Jupiá            Família Trevisol – Coronel Martins                     Família Bresolin – Galvão.