Programa Federal PSE (Programa Saúde na Escola)

A Secretaria Municipal da Saúde de Galvão/SC realizou no mês de abril o Programa Federal PSE (Programa Saúde na Escola). Cada ano existe um tema regente, para 2014: “Práticas corporais, atividades físicas e lazer”, pensando na união dessas atividades,  a equipe de saúde elaborou o Projeto “Resgate de Brincadeiras Antigas”.

O Projeto tem como objetivo reviver, elaborar brinquedos e realizar brincadeiras antigas que dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de cada lugar, reconhecendo a importância destes  como elementos da cultura local.

Após reunião com as escolas referente ao cronograma anual e funcionamento, na data de 29.04.2014, no Coutry Clube de Galvão/SC, iniciou-se com o dia de recreação. Esse momento consistiu em um circuito de 11 brincadeiras antigas ( Passa Anel, Peteca, Bolinha de Gude, Amarelinha, Coelhinho Sai da Toca, Pula – Corda, Gata Cega, Dança das Cadeiras, Telefone sem fio, Corrida do
Saco, Chute no Pneu), o processo ocorreu da seguinte forma, nas brincadeiras haviam dois funcionários da saúde para orientar,  cada professor ficou responsável por sua turma, troca á cada 15 minutos de brincadeira seguindo o mapa entregue antecipadamente, músicas antigas além da parada para lanche.

O dia foi marcado pelo divertimento e satisfação de receber 255 alunos matutino e 161 vespertino, totalizando 316 alunos das Escolas: Municipal e Estadual de 1º á 9º ano, além de professores e equipe da saúde. Pode-se perceber no decorrer das atividades, a qual algumas brincadeiras eram novidades, reviver o que os pais brincavam foi um dos objetivos alcançados.

O Projeto não finalizará somente com o dia de recreação. No decorrer do ano serão realizadas atividades com a pré – escola (dia recreativo), assuntos diversos (sexualidade, booling, higiene, alimentação) com adolescentes e crianças, questionário sobre o que pais brincavam na idade das crianças e o que faziam em sua adolescência.

Concluindo o ano e o projeto tendo incentivado a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto – estima, além de proporcionar socialização e interação junto há atividade física. Semana Saúde na Escola realizada em período anual.